A Lei Seca Rondônia registrou 61 flagrantes de condutores sob efeito de álcool durante fiscalização realizada em Porto Velho, Ariquemes e Cacoal. A operação ocorreu nos dias 19 e 20 de junho de 2026 e teve 475 abordagens, segundo balanço divulgado pelo Governo de Rondônia, por meio do Detran-RO.
Do total de flagrantes, 28 motoristas foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil por crime de embriaguez ao volante. A ação teve foco na prevenção de sinistros, na redução de mortes no trânsito e no reforço da segurança viária em três cidades importantes do estado.
A fiscalização da Lei Seca Rondônia também serve como alerta aos motoristas sobre os riscos de dirigir após consumir bebida alcoólica. Além de colocar vidas em perigo, a conduta pode gerar multa, suspensão do direito de dirigir e até prisão em flagrante, conforme o resultado do teste do etilômetro.
O tema reforça a importância da prevenção no trânsito em Rondônia. No AgoraRO, você também acompanha pautas sobre segurança viária, Rondônia e segurança pública.
Neste artigo, você vai ver
Alerta nas ruas
Principais números da operação
475 abordagens: fiscalizações realizadas em três cidades.
61 flagrantes: condutores identificados sob efeito de álcool.
28 conduzidos: motoristas levados à Central de Flagrantes por crime de embriaguez ao volante.
Lei Seca Rondônia registra 61 flagrantes em dois dias
A Lei Seca Rondônia realizou 475 abordagens nos dias 19 e 20 de junho de 2026. Durante a fiscalização, os agentes registraram 61 flagrantes de condutores dirigindo sob efeito de álcool.
A operação foi coordenada pelo Detran-RO e teve como objetivo reforçar a segurança viária, coibir a embriaguez ao volante e prevenir situações que possam resultar em sinistros graves no trânsito.
Segundo o balanço divulgado pelo governo estadual, 28 dos condutores flagrados foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil por crime de embriaguez ao volante.
Fiscalização ocorreu em Porto Velho, Ariquemes e Cacoal
As ações da Lei Seca Rondônia foram realizadas nos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Cacoal. As três cidades têm grande circulação urbana e rodoviária, o que torna a fiscalização estratégica para reduzir riscos nas vias.
A presença das equipes busca aumentar a percepção de fiscalização e alertar os motoristas sobre a responsabilidade de não dirigir depois de consumir bebida alcoólica.
A operação também atua de forma educativa, já que o objetivo principal é prevenir mortes, evitar sinistros e proteger pedestres, passageiros, motociclistas e demais condutores.
Onde houve fiscalização
Lei Seca Rondônia alerta para crime de embriaguez ao volante
O crime de embriaguez ao volante está previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. A regra penaliza motoristas que dirigem com a capacidade psicomotora alterada por álcool ou outras substâncias psicoativas.
As penalidades podem incluir detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de obter a Carteira Nacional de Habilitação.
No caso da operação, é importante diferenciar os números: os 61 registros indicam flagrantes de condutores sob efeito de álcool, mas 28 motoristas foram conduzidos à Central de Flagrantes por crime de embriaguez ao volante.
Atenção à diferença
Infração administrativa: pode gerar multa e suspensão do direito de dirigir.
Crime de trânsito: pode resultar em prisão em flagrante.
Prevenção: a recomendação é não dirigir após consumir qualquer quantidade de álcool.
Teste do etilômetro define consequências para o motorista
O Detran-RO reforça que nenhuma quantidade de álcool é tolerada ao volante. Porém, as consequências variam conforme o resultado do teste do etilômetro e a margem de erro do equipamento.
Quando o resultado aponta entre 0,05 e 0,33 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido, o condutor responde a processo administrativo para suspensão do direito de dirigir, conforme o artigo 165 do CTB.
Quando o teste registra a partir de 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido, a conduta passa a ser configurada como crime de trânsito, com prisão em flagrante e condução à Central de Polícia.
Como a regra funciona
Lei Seca Rondônia reforça alerta aos motoristas
Dados preliminares da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistro e Estatísticas de Trânsito apontam que Rondônia já soma 2.731 infrações por dirigir sob influência de álcool em 2026.
Em 2025, o estado registrou 5.507 autuações dessa natureza. Os números mostram que a combinação entre bebida alcoólica e direção segue como um dos principais desafios para a segurança viária.
A Lei Seca Rondônia busca justamente reduzir esse risco. A fiscalização reforça que o motorista deve planejar o deslocamento antes de beber, usando carona, transporte por aplicativo, táxi ou escolhendo uma pessoa que não tenha consumido álcool para dirigir.
Outras pautas de trânsito e segurança também podem ser acompanhadas no AgoraRO, como a matéria sobre motociclistas entre as vítimas fatais no trânsito de Rondônia.
Resumo final
A Lei Seca Rondônia registrou 61 flagrantes em Porto Velho, Ariquemes e Cacoal. Do total, 28 condutores foram levados à Central de Flagrantes por crime de embriaguez ao volante. A operação reforça o alerta para quem mistura bebida e direção.
Fonte da notícia:
Governo do Estado de Rondônia / Detran-RO.



























