quinta-feira, junho 25, 2026
Início Porto Velho Lei Seca flagra 61 condutores sob efeito de álcool em três cidades...

Lei Seca flagra 61 condutores sob efeito de álcool em três cidades de Rondônia

Detran-RO informou que 28 motoristas foram levados à Central de Flagrantes por crime de embriaguez ao volante.

Lei Seca Rondônia fiscaliza motoristas em blitz noturna contra embriaguez ao volante.
Imagem ilustrativa representa fiscalização da Operação Lei Seca em Rondônia.

A Lei Seca Rondônia registrou 61 flagrantes de condutores sob efeito de álcool durante fiscalização realizada em Porto Velho, Ariquemes e Cacoal. A operação ocorreu nos dias 19 e 20 de junho de 2026 e teve 475 abordagens, segundo balanço divulgado pelo Governo de Rondônia, por meio do Detran-RO.

Do total de flagrantes, 28 motoristas foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil por crime de embriaguez ao volante. A ação teve foco na prevenção de sinistros, na redução de mortes no trânsito e no reforço da segurança viária em três cidades importantes do estado.

A fiscalização da Lei Seca Rondônia também serve como alerta aos motoristas sobre os riscos de dirigir após consumir bebida alcoólica. Além de colocar vidas em perigo, a conduta pode gerar multa, suspensão do direito de dirigir e até prisão em flagrante, conforme o resultado do teste do etilômetro.

O tema reforça a importância da prevenção no trânsito em Rondônia. No AgoraRO, você também acompanha pautas sobre segurança viária, Rondônia e segurança pública.

Alerta nas ruas

Principais números da operação

475 abordagens: fiscalizações realizadas em três cidades.

61 flagrantes: condutores identificados sob efeito de álcool.

28 conduzidos: motoristas levados à Central de Flagrantes por crime de embriaguez ao volante.

Lei Seca Rondônia registra 61 flagrantes em dois dias

A Lei Seca Rondônia realizou 475 abordagens nos dias 19 e 20 de junho de 2026. Durante a fiscalização, os agentes registraram 61 flagrantes de condutores dirigindo sob efeito de álcool.

A operação foi coordenada pelo Detran-RO e teve como objetivo reforçar a segurança viária, coibir a embriaguez ao volante e prevenir situações que possam resultar em sinistros graves no trânsito.

Segundo o balanço divulgado pelo governo estadual, 28 dos condutores flagrados foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil por crime de embriaguez ao volante.

Fiscalização ocorreu em Porto Velho, Ariquemes e Cacoal

As ações da Lei Seca Rondônia foram realizadas nos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Cacoal. As três cidades têm grande circulação urbana e rodoviária, o que torna a fiscalização estratégica para reduzir riscos nas vias.

A presença das equipes busca aumentar a percepção de fiscalização e alertar os motoristas sobre a responsabilidade de não dirigir depois de consumir bebida alcoólica.

A operação também atua de forma educativa, já que o objetivo principal é prevenir mortes, evitar sinistros e proteger pedestres, passageiros, motociclistas e demais condutores.

Onde houve fiscalização

Porto Velho: capital e principal centro urbano do estado.
Ariquemes: município com intenso fluxo regional.
Cacoal: cidade estratégica no interior de Rondônia.

Lei Seca Rondônia alerta para crime de embriaguez ao volante

O crime de embriaguez ao volante está previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. A regra penaliza motoristas que dirigem com a capacidade psicomotora alterada por álcool ou outras substâncias psicoativas.

As penalidades podem incluir detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de obter a Carteira Nacional de Habilitação.

No caso da operação, é importante diferenciar os números: os 61 registros indicam flagrantes de condutores sob efeito de álcool, mas 28 motoristas foram conduzidos à Central de Flagrantes por crime de embriaguez ao volante.

Atenção à diferença

Infração administrativa: pode gerar multa e suspensão do direito de dirigir.

Crime de trânsito: pode resultar em prisão em flagrante.

Prevenção: a recomendação é não dirigir após consumir qualquer quantidade de álcool.

Teste do etilômetro define consequências para o motorista

O Detran-RO reforça que nenhuma quantidade de álcool é tolerada ao volante. Porém, as consequências variam conforme o resultado do teste do etilômetro e a margem de erro do equipamento.

Quando o resultado aponta entre 0,05 e 0,33 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido, o condutor responde a processo administrativo para suspensão do direito de dirigir, conforme o artigo 165 do CTB.

Quando o teste registra a partir de 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido, a conduta passa a ser configurada como crime de trânsito, com prisão em flagrante e condução à Central de Polícia.

Como a regra funciona

0,05 a 0,33 mg/L: processo administrativo e suspensão do direito de dirigir.
A partir de 0,34 mg/L: crime de trânsito e condução à polícia.
Margem do aparelho: a aferição considera margem de erro de até 0,04 mg/L.

Lei Seca Rondônia reforça alerta aos motoristas

Dados preliminares da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistro e Estatísticas de Trânsito apontam que Rondônia já soma 2.731 infrações por dirigir sob influência de álcool em 2026.

Em 2025, o estado registrou 5.507 autuações dessa natureza. Os números mostram que a combinação entre bebida alcoólica e direção segue como um dos principais desafios para a segurança viária.

A Lei Seca Rondônia busca justamente reduzir esse risco. A fiscalização reforça que o motorista deve planejar o deslocamento antes de beber, usando carona, transporte por aplicativo, táxi ou escolhendo uma pessoa que não tenha consumido álcool para dirigir.

Outras pautas de trânsito e segurança também podem ser acompanhadas no AgoraRO, como a matéria sobre motociclistas entre as vítimas fatais no trânsito de Rondônia.

Resumo final

A Lei Seca Rondônia registrou 61 flagrantes em Porto Velho, Ariquemes e Cacoal. Do total, 28 condutores foram levados à Central de Flagrantes por crime de embriaguez ao volante. A operação reforça o alerta para quem mistura bebida e direção.